Papo de Gente Grande...


      A Galerinha do São Vicente a-d-o-r-a  uma história de assombração! Afinal, a professora da Sala de Leitura é de arrepiar... 

      Nos contos de assombração, a criança fica de frente para o medo. Medo este que pode ser o dela ou de outra pessoa. Afinal, medo é sempre medo. Uuuiii...
     Seja como leitora ou ouvinte, a criança procura maneiras que a levem a enfrentar ou solucionar o problema da história. E como é legal sentir um frio na barriga, você não acha? E se esse medo aparece quando a gente está ouvindo uma história que aconteceu há muuuuito tempo atrás e beeeem longe daqui, melhor ainda, né? Ufa!
     Ao enfrentar fantasmas, assombrações, esqueletos, escuro, barulhos estranhos, monstros, Bruxas malvadas ou vampiros, ela descobrirá, mesmo sem perceber, como lidar com as “coisas de arrepiar” no seu dia a dia. Mesmo sabendo que essas histórias não são reais, as crianças necessitam sentir o perigo e desafiar o medo.
     Frustração, medo, orgulho e vergonha, são alguns dos sentimentos experimentados pelas crianças através das histórias que elas lêem, escutam ou contam. É por isso que é tão importante escolher um texto que vá além da diversão, mesmo que apenas de vez em quando, sabe?
    Aqui na Sala de Leitura eu sempre trabalho com os Contos Populares do Brasil e do mundo todo. Afinal, Bicho-Papão, coisas de arrepiar e Monstrengos existem aqui e em todo lugar! Sônia Travassos, Ricardo Azevedo, Florence Heiden, Câmara Cascudo e mais um tanto de autores do universo assombroso da Literatura nos acompanharam neste ano. Mas tem muito mais coisas para conhecer! A Galerinha pode aproveitar as nossas seções de Folclore e de Bruxaria e Assombração e se divertir!




Comentários