Conversinha sobre o Carnaval

Há 400 anos atrás, na Europa, a Igreja pensava que os 40 dias antes da Páscoa deveriam servir apenas para rezar. Comer carne? Nem pensar! Sabendo que ficaria esse tempão sem poder festejar, o povo teve uma ideia: Criou uma grande festa com muita bebida, comida, música e dança,  que sempre acontecia 7 domingos antes da Páscoa. Foi aí, minha gente, que começou o “Carnevale”, que em latim significa “Adeus à carne”.

O Carnaval chegou aqui no Brasil junto com os Portugueses e naquela época as pessoas comemoravam jogando água, lixo, farinha de trigo e até lama uns nos outros! Já pensou que confusão? Foi só no século 20 que a festa ficou mais elegante, com bailes de máscaras, fantasias e as famosas marchinhas de carnaval.

Hoje em dia, o Brasil comemora o carnaval de várias formas diferentes. Tem os blocos onde os foliões seguem um trio elétrico e tem também os desfiles das escolas de samba. Essa festa brasileira é muito famosa e a da nossa cidade, o Rio de Janeiro, é considerada o maior Carnaval do mundo! Arrasamos, hein?

E para comemorar... Um pouco de Noel Rosa, de Vila Isabel, um dos maiores sambistas do nosso país. Ah! Dá só uma olhada como o samba tinha um som diferente do de hoje em dia. Bom Carnaval a todos!

Comentários