Dica de Leitura: livros sobre Adoção.

A Dica de Leitura da vez é sobre ADOÇÃO. Porque eu quero demonstrar tooooda a minha admiração às famílias cheias de afeto e que são capazes de abraçar diferenças, dificuldades, medos e transformá-los em aprendizado, carinho, superação, AMOR. Que orgulho de vocês! 

Clique nas imagens para ampliar e como eu, se emocione com as sinopses. 



Meu pequenino, de Germano Zullo, Amelí Editora. Eu tenho tantas coisas pra te contar. Tantas, tantas coisas. Eu preciso te dizer tudo.


Aos olhos do mar, de Cristiane Tavares, Editora Mov Palavras. Esta é a história de duas aldeias que eram como dois mundos distintos. Em cada uma, os habitantes tinham um jeito. Na aldeia de Cá, havia alguém que olhava o céu todas as noites e via, em segredo, seu sonho. Já na Aldeia de Lá, no meio de gente tão batalhadora e ocupada, uma moça tinha um sonho que guardava em saudade. A imensidão do mar separava os dois. Será que o sonho e o segredo que os olhos de cada um guardavam eram separados aos olhos do mar?


Aventuras de Pinóquio, de Penélope Martins, Editora Panda Books. Do ano de 1881, pedimos licença para recontar mais uma vez esta história que até hoje resiste em nossa memória. As aventuras de Pinóquio, menino brinquedo esculpido pelas mãos do velho Mestre Gepeto! Crianças levadas, crianças boazinhas e também as traquinas estão todas convidadas a mergulhar nessas rimas. Escutem o grilo, tenham cuidado com a raposa amiga, evitem o perigo, desviem da mentira, não criem intriga. Esta história é de fazer chorar e traz boas risadas.  Existe um mundo inteiro neste conto de fadas!


Ioiô, de Belize Mofeoli, Editora Paulus. Disseram que agora eu encontrei uma família. Pai e mãe. E um irmão. Disseram. Mas será mesmo? Dos sete anos que moro no orfanato, já vi um bando de gente entrando e saindo. E uns até voltando. No começo eu achava estranho, agora acostumei. Tá... não acostumei, e ainda acho estranho. Mas se repete. Os pais vêm, escolhem, gostam, depois se não gostam mais, devolvem. Tipo mercadoria. Só que gente não é brinquedo. Não dá pra ficar fazendo ioiô delas. Ioiô é de plástico e não tem coração. Órfãos têm. Geralmente, partidos.


É proibido falar disso, de Noemie Shay, Editora Companhia das Letrinhas. Ruth tinha seis anos quando um dia se deu conta, quase sem querer, de que havia muitas coisas sobre sua irmã que ela não sabia. Que ela não era de fato sua irmã, por exemplo. Quando quis perguntar sobre esse assunto a seus familiares, deparou com um muro de silêncio, pois todo mundo, exceto ela, sabia que era simplesmente proibido falar disso! Mas Ruth não desistiu. Com a ajuda do amigo Dudi, ela conseguiu quebrar esse pacto de silêncio, trazendo à tona uma história dos tempos da Segunda Guerra Mundial; uma história que, na verdade, não aconteceu só com a família dela, mas que marcou o seu povo e todo o mundo.


Conta de novo?- a história da noite em que eu nasci., de Jamie Lee Curtis, Editora Salamandra. Neste livro, pedindo a seus pais que lhe contassem de novo como foi a noite de seu nascimento, uma menininha demonstra o quanto ela já conhece de cor essa história tão familiar e querida. Jamie Lee Curtis e Laura Corneli se reúnem para criar uma celebração única do amor e da alegria que uma criança traz vindo do mundo. Conta de novo a história da noite em que eu nasci é uma história que aquece o coração e fala não só sobre o nascimento de uma criança, mas de como nasce uma família.
O dia em que eu fiquei sabendo, de Isabel Linhares, Editora Samalandra. Como contar a uma criança que ela é filho(a) adotivo(a)? Como assegurar-lhe de que é amada? Este livro trabalha as diversas emoções vividas pela criança e pelos pais adotivos ao se depararem com este momento de revelação.



Então você chegou... E a família ficou completa!, de Anette Hildebrandt, Editora Companhia da Letrinhas. Lisa é uma menina muito esperta. Sabe andar de patinete, adora desenhar, brincar de amarelinha ou jogar memória com a mãe. E não dispensa a companhia do seu gato, Conrado, ou do coelho de estimação. Mas tem dia que ela não está com muita vontade de brincar. Às vezes, por exemplo, está pensativa, querendo alguma coisa... É que Lisa adora ouvir sua própria história, que é muito especial. Então, chegada a sua hora favorita do dia - de tardezinha, quando os pais terminam o trabalho -, lá vão todos para o sofá. Lisa busca seu álbum de fotos, para que a mãe conte a história de como seu pai, sua mãe e ela (e o gato Conrado e o coelho) formaram uma linda família.




Comentários