24 de agosto: Dia da Infância

Hoje é o Dia da Infância, meu povo! E ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, a data não tem relação nenhuma com o Dia das Crianças.

Ela foi criada pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com a finalidade de promover uma reflexão sobre as condições de vida das crianças de todo o mundo. É a garantia de que o que a Declaração Universal dos Direitos das Crianças diz, seja cumprido: toda a criança tem direito a alimentação, educação, lazer, liberdade, um ambiente familiar e saúde adequados. Elas também devem ser protegidas da discriminação, exploração, violência e negligência.

Para saber mais sobre o assunto, uma dica de um livro de uma das autoras mais queridas do país: Ruth Rocha. Um livro para conhecer e garantir o que há de melhor para as nossas crianças. 

Abaixo, a sinopse do livro. Acima, clique no link para saber mais. Um VIVA bem alto para as crianças do mundo todo!



Declaração Universal dos Direitos das Crianças segundo Ruth Rocha, de Ruth Rocha, Editora Companhia das Letrinhas.
 Inspirada nas idéias de igualdade universal - e também nas brincadeiras e emoções que só as crianças conhecem -, Ruth Rocha escreveu um livro de poesia sobre aquilo que não pode faltar durante a infância. O livro traz um apêndice que conta a história da conquista dos direitos infantis desde 1789, com a Revolução Francesa, passando pela "Declaração dos direitos da criança", de 1924, e pela criação do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em 1946. O texto apresenta também as conquistas mais recentes, asseguradas na Convenção sobre os Direitos das Crianças, da ONU, em 1989, e pela promulgação no Brasil do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990.

Comentários