Já conferiu a lista com os finalistas do Prêmio Jabuti, categoriaa Juvenil?

Vocês já viram por aqui os finalistas do Jabuti 2020, Categoria Infantil. Mas desta vez eu vou compartilhar a lista da CATEGORIA JUVENIL. Siiiimmmm!!! Tem um monte de autores e histórias maravilhosas concorrendo a este que é considerado o maior prêmio do país, incluindo aqui a Gabriela Romeu e a Gisela de Castro, que já conversaram comigo em lives incríveis que estão disponíveis no IGTV do nosso Instagram @aventuracomliteratura. Eeeeeeeba!!!!

Confira a lista abaixo e se esbalde, mais uma vez, nessa seleção de altíssima qualidade. O resultado sai no dia 26 de novembro.

Clique nos links para conhecer as outras os finalistas das outras categorias e saber mais sobre o prêmio. Abaixo, aqueeeelas sinopses preparadas no capricho. Parabéns, pessoal!



100 mil seguidores, de Luís Dill, Editora Casa 29. Carolina sonha com mais seguidores e não teme a exposição. Ana, sua irmã menor, se tranca no escuro do quarto e abraça a solidão. Ticiana, única amiga de Ana, enfrenta seus demônios com uma lâmina e caminha para um ato dramático. Três meninas à deriva em uma pequena cidade do interior. Mergulhadas nas redes sociais, navegam em um mar cheio de armadilhas, onde o glamour e o fake aparecem misturados. Em 100 mil seguidores, essas meninas vão se surpreender quando derem de cara com a realidade.

 


A rede florida, de Graziela Bozano Hetzel, Editora Positivo. Uma história de amor e de afeto que nos leva a conhecer a pequena Maria Rosa e a relação dela com sua mãe biológica e com seus pais do coração. Uma rede florida é o elo entre seu presente e passado. É nele que Maria Rosa estava ao ser deixada no orfanato e que, mais tarde, retorna às mãos de sua mãe adotiva. Autor Graziela Bozano Hetzel Ilustrador Anna Cunha Temas Afetividade, infância. relacionamento familiar, memórias.

 

Álbum de família: aventuranças, memórias e efabulações da trupe familiar Carroça de Mamulengos, de Gabriela Romeu, Editora Peirópolis. Quantas formas existem de se contar uma história? Álbum de família é uma biografia poética, a biofantasia da trupe familiar Carroça de Mamulengos. O grupo mambembe foi criado há mais de 40 anos, na década de 1970, por Carlos Gomide, o Babau, menino de muitos sonhos, discípulo de mestres bonequeiros do nordeste tradicional, que se enamorou de uma moça de grandes saias rodadas e com ela se aventurou pela arte e pela vida.

Benjamina, de Nelson Cruz, Editora Miguilim. Frágil. Cuidado. Bruto. Peso. Conteúdo. Produto. Pisar. Esses são fragmentos das narrativas de Benjamina, que evocam marcas do nosso tempo em sua desesperada dureza. De caixas de papelão usadas – lixo para a maioria das pessoas, mas trabalho e sobrevivência para outras – Nelson Cruz resgata imagens e palavras e com elas faz poesia, transformando pesos brutos em alguma delicadeza, fragilidade em possibilidades e produtos em convites. 

Caleidoscópio de vidas, de João Anzanello Carrascoza, Editora FTD Educação. Três histórias se conectam pelos laços do afeto na paisagem igualmente bela e triste do Rio de Janeiro. De maneira delicada, o autor apresenta ao jovem leitor o olhar de três gerações sobre as dificuldades e as belezas de uma vida comum.

Palmares de Zumbi, de Leonardo Chalub, Editora Nemo. Brasil, 1667. O jovem Francisco, capturado quando criança e entregue à Igreja, vive como coroinha em Porto Calvo, sonhando com a liberdade. Ágil e silencioso, explora o vilarejo à noite, pregando peças, vingando os negros mortos no tronco e aterrorizando feitores e senhores de engenho como um fantasma – ou um nzumbi, em quimbundo, a língua típica de Angola. Quando surge uma oportunidade de fuga, Francisco a aproveita, dando início a sua jornada para se tornar aquele que a história não esqueceria: Zumbi dos Palmares, filho de Angola Janga.

Rabiscos, de Luís Dill, Editora Positivo. Antologia que resgata os escritos mais intimistas do autor, desengavetando versos que transpassam pela família, pelo amor, pela pressa do mundo.

 

Três dias e mais alguns, Autor Caio Riter, Editora Editora do Brasil. Com um enredo inteligente, esse livro aborda os conflitos vividos pelo adolescente Matias, suas preocupações e reflexões acerca do que se passa em sua família e em seu meio social. Fã da saga Star Wars, esse jovem, que mora com a mãe e os dois irmãos em uma comunidade carente de Porto Alegre, nos emociona com sua forma de ver a vida, de lutar contra injustiças, de ser e estar no mundo.

 

Um lençol de infinitos fios, Susana Ventura, Editora Gaivota. Com um enredo inteligente, esse livro aborda os conflitos vividos pelo adolescente Matias, suas preocupações e reflexões acerca do que se passa em sua família e em seu meio social. Fã da saga Star Wars, esse jovem, que mora com a mãe e os dois irmãos em uma comunidade carente de Porto Alegre, nos emociona com sua forma de ver a vida, de lutar contra injustiças, de ser e estar no mundo.


Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Um voo sobre as capitais brasileiras, de Gisela de Castro, Editora Autor Independente. São 27 histórias distribuídas em cinco livros com formatos diferentes que se dividem nas regiões do país e cada um é ilustrado por: Hadna Abreu (Norte), Jefferson Batista (Nordeste), Felipe Cavalcante (Centro-Oeste), Julia Contreiras (Sudeste) e Carla Pilla (Sul). Todos formam o mapa do Brasil, quando unidos, como se fosse um quebra-cabeça. Os livros vêm numa maleta de viagem, trazendo uma dimensão lúdica ao conteúdo poético para cada uma das capitais brasileiras.

 

 

Comentários