Os 100 anos do autor Gianni Rodari. Viva!

 Gianni Rodari completaria 100 anos em 2020. Ulalá!

Nascido em outubro de 1920, ele foi um jornalista, pedagogo, escritor e poeta italiano, especializado em livros de literatura infantil, conhecido e traduzido em muitos países do mundo. Ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen, o chamado “Oscar da Literatura”, em 1970.  

Suas histórias, contos e poesia contribuíram para renovar a literatura destinada às crianças, que acabaram entrando no livro para brincar com as palavras e descobrir sentidos que elas ainda não conheciam, podendo, inclusive, decidir como a história iria terminar. Tudo isso foi uma grande novidade naquela época!

Confira abaixo as capas e sinopses de algumas das obras de Gianni Rodari no Brasil. No link acima, saiba mais sobre este grande autor. Viva Gianni!!! 


 


Uma história atrapalhada, de Gianni Rodari, Editora Biruta. Alguma vez contaram pra você uma história bem conhecida, daquelas preferidas, e o contador errou tudo, tudinho do princípio ao fim? A menina que era ouvinte dessa história foi ficando irritada com tantos erros. Toda hora tinha que corrigir as trapalhadas, e a história estava virando uma coisa muito diferente. O contador se apressou porque não queria briga com a menina e tratou de arranjar um outro final. E adivinhem quem saiu ganhando?

 

A estrada que não levava a lugar nenhum, de Gianni Rodari, Editora 34. Para todos no vilarejo, aquela estrada não levava a lugar algum - até que apareceu Martim, um menino muito curioso, que sabia que os pés foram feitos para caminhar e as estradas, para serem percorridas. 

Histórias para brincar, de Gianni Rodari, Editora 34. Em Histórias para brincar, o premiadíssimo escritor italiano Gianni Rodari criou vinte narrativas muito curiosas. Cada uma traz três finais diferentes: o leitor é convidado a escolher o seu final preferido. Nas últimas páginas do livro, o autor comenta os desfechos, revelando aos leitores os segredos de seu laboratório de escritor.


Zero, pra que te quero?, de Gianni Rodari , Editora FTD Educação. O Zero achava que não valia nada. Os outros números nem lhe davam atenção. Até que o Um pega carona com ele. Sentados lado a lado, o que pode acontecer? O Zero foi uma das criações mais importantes da humanidade juntamente com o fogo, a roda, o telefone e a televisão. Esse texto em verso trata do valor posicional do algarismo zero na matemática, ao mesmo tempo em que aborda metaforicamente a questão de que todos têm um valor.


Alice viaja nas histórias, de Gianni Rodari, Editora Biruta. Dia de chuva é bom pra dormir e pra sentir o cheirinho de terra molhada... será mesmo? Alice não acha nada disso interessante. Mas a água que escorre forte pelas janelas avisa que brincar lá fora está proibido. Com muita preguiça, sem nada pra fazer, Alice pegou um livro na estante. Na terceira página já estava tão curiosa, que escorregou e caiu dentro do livro. Foi uma grande confusão entre Alice e os gatos que falavam, as princesas furiosas e os lobos sempre famintos. Como será que ela escapou da confusão?

 

Comentários