Dica de Leitura: Henfil e seu "sapo Ivan"

Na última semana foi inaugurada na Polônia, a piscina mais funda do mundo, tão funda que até bateu um recorde mundial! Ulalá!

 

O chamado complexo de Deepsot, foi construído para servir como centro de treinamento para mergulhadores amadores e profissionais e ainda conta com cavernas e ruínas maias nas paredes, simulando o fundo do mar. Uaaaauuuu!

 

Por falar em piscina, me lembrei aqui de um livro do Henfil sobre o assunto: “O sapo Ivan e a piscina nova”. Ele é daqueles livros que arranca risadas e deixa o nosso coração quentinho, sabe?

O título faz parte de uma coleção lançada pela Editora Nova Fronteira entre 2011 e 2012. “O Sapo Ivan” reúne um material, até então inédito, que o autor criou para matar a saudade do filho, quando estavam longe um do outro. Uma série de cartas e histórias cheias de afeto, motivaram Ivan, o filho de Henfil, a fazer uma homenagem ao seu pai publicando os livros com os traços originais e muitas palavras puxadas pela memória.

Nos links acima, saiba mais sobre a piscina polonesa e o autor Henfil, que virou estrela em 1988. Abaixo, as capas dos livros da coleção e as sinopses. O motivo? A gente adoooora uma boa sinopse!

Sapo Ivan e a piscina nova, de Henfil, Editora Nova Fronteira. Alguém viu o sapo Ivan por aí? Mesmo sem saber nadar, o danado resolveu pular na piscina nova que seu pai, o sapo Henrique, construiu. O sapo Ivan afundou e até agora não apareceu! E o pior é que o faminto do tubarão Olavo pulou logo depois. E agora? Quem salvará o sapo Ivan de tão trágico destino?

Sapo Ivan e o coração, de Henfil, Editora Nova Fronteira. Sapo Ivan, coitado, estava cansado, cansado. Ele deu um bocejo tão grande que seu coração pulou e foi parar logo na boca do urubu. E agora? O único jeito foi comer o urubu. Mas quem disse que Ivan aguentou dois corações batendo no peito? E lá foi ele bocejar de novo, mas aí os dois corações saíram. Será que Ivan conseguirá seu coração de volta?

Sapo Ivan e o sol, de Henfil, Editora Nova Fronteira. O sapo Ivan acordou cedo para ver o sol nascer. Mas ele não sabia bem como isso acontecia. E aí ficou imaginando, imaginando... Olhava o céu e só via gaivotas. Será que é a cegonha que traz o sol? O sapo Ivan esperava, olhando para o alto e imaginando, mas nada do sol nascer. De repente, chega sua mãe, a sapa Gilda. Ela planta bananeira e... será que o sol nasceu?

Sapo Ivan e o bolo, de Henfil, Editora Nova Fronteira. Pobre pata Chica! Ela quer porque quer fazer um bolo, mas ninguém quer ajudar. Já pediu farinha para o pato João, para o tubarão Olavo, para o canguru Chicão, para o polvo Ananias, e todo mundo disse não. Ainda bem que o sapo Ivan apareceu para mudar essa história. E agora? Será que o bolo da pata Chica vai dar certo?

Sapo Ivan e a nuvem de chuva, de Henfil, Editora Nova Fronteira. O sapo Ivan pediu para sua amiga gaivota lhe mostrar qual era a nuvem que fazia chover. Era a branca? Era a cinza? Quando finalmente descobriu, ele, que não é bobo nem nada, procurou o tubarão Olavo para propor um desafio. Ah, mas esse sapo é tão desligado... Será que ele vai se dar mal?

Sapo Ivan e Ananias, de Henfil, Editora Nova Fronteira. Sapo Ivan está assustado com alguma coisa. Nem ele mesmo sabe o que é... Está se aproximando. Será que é um monstro? Uma planta carnívora? Só seu amigo Chicão poderá salvá-lo, mas cadê ele? E o que será que está assustando o sapo Ivan?

Sapo Ivan e a Aranha Arabela, de Henfil, Editora Nova Fronteira. No quarto do sapo Ivan havia a Arabela, uma aranha que morava numa teia no cantinho da parede. Ela não conseguia comer as moscas, porque todas elas preferiam ser comidas pela aranha Raquel, e chegavam a fazer fila na teia da rival. A mosca Tunebinha, cansada de esperar na fila para virar refeição, vai para a teia da Arabela. Para a surpresa de todos, a aranha veste a mosca com uma roupinha e a coloca em um carrinho de bebê! Mas à noite, por um descuido da Arabela, sua “filha adotiva” é devorada pela aranha Raquel. Arabela, muito brava, não vai deixar isso barato...

O Sapo que queria beber leite, de Henfil, Editora Nova Fronteira. Era uma vez um sapo que queria beber leite, mas não sabia bem o que fazer para ter seu leitinho. Onde procurá-lo ? Sua mãe lhe disse que sapo não bebe leite, mas não é que Ivan encontrou a vaca pelo caminho e aí ... Como mamar ? De onde sai o leite ?

Sapo Ivan e Olavo, de Henfil, Editora Nova Fronteira. Sapo Ivan está descansando e aproveitando o sol na praia quando, de repente, aparecem dois olhos enormes para observá-lo. Sapo Ivan pode estar em perigo... Chicão, o amigo que está sempre disposto a salvar nosso sapinho encrenqueiro, não está por perto. De quem serão aqueles dois olhos?

 


Comentários