Você conhece o Ano Novo Chinês?

 Que tal conhecer um pouco das tradições do Ano Novo na China? O livro “Feliz ano novo: um passeio pela cultura chinesa”, conta a história de João, um menino brasileiro que viaja com os pais para Pequim e lá ele aprende suas primeiras palavras em mandarim, a língua oficial da China. Mas ele também descobre muitas outras coisas! Que o sobrenome das pessoas vem sempre na frente do nome, que o ano novo chinês é comemorado por volta do mês de fevereiro e que as pessoas celebram usando roupa vermelha. 

As crianças recebem dos mais velhos um envelope vermelho, com um dinheirinho dentro e o cardápio da festa não é tão estranho assim: rolinho primavera e um tipo de pastelzinho cozido, parecido com o “guioza” japonês e, de sobremesa, um bolo feito de massa de arroz. Hummmm... Que maravilha! Tem até uma lenda sobre o monstro Nián, que vivia no fundo do mar, mas sempre subia à terra firme na véspera do ano novo para comer bichos e pessoas. Opa!

Escrito pelo professor Inty Mendoza e pela jornalista Mônica Krausz , o livro é recomendado para o público infantil e iniciantes na aprendizagem do mandarim. Já quero! 

Acima, links para saber mais sobre o evento e para comprar o livro, que já está esgotado. E como diriam lá na China, Feliz ano 4.719!

Feliz ano novo: um passeio pela cultura chinesa, de Inty Mendoza e Mônica Krausz, ilustrações de Ricardo Girotto e Dave Santana, Editora Escritinha. João é um menino brasileiro que viaja com os pais para Pequim (Beijing, como se fala por lá) e assim, no dia a dia, vai aprendendo as primeiras palavras de mandarim, a língua oficial da China. O menino participa de sua primeira comemoração do ano novo chinês, no começo da primavera e do calendário lunar. Por isso, eles chamam o ano novo de Festival da Primavera. João descobre, então, inúmeras curiosidades sobre esta celebração... Sabia que no jantar de ano novo, os mais velhos se servem primeiro? Ah, E no primeiro dia do ano, as pessoas fazem visitas umas às outras, principalmente os familiares, em sinal de alegria! Uaaauuuu!!!

 

 

Comentários