Dia do Patrimônio Histórico

Hoje é o Dia do Patrimônio Histórico. O motivo? Foi neste dia que, no governo Getúlio Vargas, a Lei nº 378, de 1937 criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão que tem como principal meta PROTEGER E PRESERVAR os bens culturais do país.

Segundo informações do próprio Iphan, o Instituto já tombou 16 mil edifícios, 50 centros urbanos e 5 mil sítios arqueológicos brasileiros. Dono de um acervo monumental, tem mais de 1 milhão de objetos catalogados, entre livros, arquivos, registros fotográficos e audiovisuais. Uaaauuu!

A Dica de Leitura de hoje é uma pequena viagem à nossa história através da Arte. Flávia Azevedo e Bruno Nunes, com suas ilustrações primorosas, contam no livro A PEQUENA GILDA NO MUSEU: DESCOBRINDO A ARTE BRASILEIRA, a comovente história de Gilda, uma menina que no dia do seu aniversário, vai parar sozinha num museu. Lá ela se apaixona pelos artistas brasileiros, se diverte e conhece um pouco mais sobre artes plásticas.

Nos links acima, mais sobre os autores. Abaixo, a sinopse caprichada. A luta continua, minha gente. Viva o patrimônio cultural do Brasil!


A PEQUENA GILDA NO MUSEU: DESCOBRINDO A ARTE BRASILEIRA, de Flávia Azevedo e (il) Bruno Nunes, Editora Aletria. Gilda é uma menina muito curiosa e sempre se interessou por arte, que só conhecia pelos livros. No dia do seu aniversário, seu pai promete levá-la ao museu próximo de sua casa, mas ele não aparece. Gilda vai sozinha e lá tem a sorte de conhecer o Sr. Manuel, zelador do museu, também apaixonado pela arte brasileira. Guiada pelo Sr. Manuel, Gilda conhece grandes artistas contemporâneos como Lygia Clark, Hélio Oiticica e Tarsila do Amaral.

Comentários