Prêmio Jabuti- 2021

Na noite do último dia 25, aconteceu a 63ª edição do Prêmio Jabuti que homenageou Ignacio de Loyola Brandão, autor que é dono de cinco Jabutis – sendo um de ouro. Uaaaau! 

 

A obra publicada pela Ôzé Editora, Sagatrissuinorana, de João Luiz Guimarães e (il) Nelson Cruz, foi o grande vencedor na categoria Infantil e foi escolhida como Livro do Ano. Viva! 

 

Sagatrissuinorana é uma homenagem a João Guimarães Rosa e reconta a fábula dos Três Porquinhos, mas tendo como pano de fundo o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho. Mais aterrorizante do que o Lobo da história infantil, no entanto, é o rompimento das barragens. O que fazer quando a realidade parece superar a ficção? 

 

A união da fábula com o horror de uma tragédia real traz como resultado um livro potente, que deixa um final aberto a inúmeras interpretações e não se esquiva de criticar duas das maiores tragédias socioambientais do país.

 

Acima, mais sobre os autores e o evento. Abaixo, a sinopse caprichada. A luta continua, minha gente!


Sagatrissuinorana, de João Luiz Guimarães e (il) Nelson Cruz, Editora ÔZé. O recado da terra chega quase sempre sem aviso. E o que era história viva, narrada numa fábula, vira história morta, soterrada pela notícia. Às vezes, o homem pode ser o lobo do lobo.

 

Comentários